Transações comercias facilitadas
Já ouviu falar na Área Única de Pagamentos em Euros (SEPA – Single Euro Payments Area)?
Pois bem, a Área Única de Pagamentos em Euros foi criada com o objetivo de reforçar a integração europeia com o estabelecimento de um mercado único de pagamentos de retalho. Assim, neste espaço, os agentes económicos poderão efetuar e receber pagamentos em euros, tanto dentro de cada país, como entre países, sob as mesmas condições, direitos e obrigações.
Neste enquadramento, a comunidade bancária portuguesa desenvolveu um formato harmonizado de comunicação, aplicável às transferências a crédito SEPA e aos débitos diretos SEPA, com vista a facilitar a ligação entre clientes e bancos.
Esta funcionalidade encontra-se disponível a partir da Versão 2014 em todas as gamas do software: PHC Corporate CS, PHC Advanced CS e PHC Enterprise CS e permite efetuar pagamentos e confirmação de transações comerciais quer para clientes, fornecedores, funcionários ou outros profissionais.
Para poder trabalhar com os ficheiros SEPA no software PHC é necessário efetuar algumas configurações, nomeadamente, preencher os campos BIC, IBAN e Referência da Entidade Credora SEPA que se encontram na ficha completa da empresa.
É necessário também configurar nas Contas de Tesouraria os dados de cada conta relativamente à informação para o ficheiro SEPA, nomeadamente o BIC e o IBAN, bem como o campo “Identificação da parte que inicia a mensagem de pagamento”, que se encontra no separador “Integração”.
De acordo com as formas com que vai utilizar o ficheiro SEPA há um conjunto de tabelas que também têm de ser configuradas – as tabelas de Clientes e Fornecedores do módulo PHC Gestão CS, caso pretenda efetuar pagamentos e transações comercias com estas entidades via ficheiro SEPA, e as tabelas de Funcionários e Outros Profissionais se trabalhar com o móduloPHC Pessoal CS. Em todas estas tabelas devem ser preenchidos os campos BIC e o IBAN.
Por sua vez, no menu Tabelas/Gestão/Códigos de Retorno SEPA devem constar todos os códigos standardizados para esta forma de transação, de modo a que, no momento da importação do ficheiro SEPA enviado pelo banco e de acordo com os códigos que constam no ficheiro, a aplicação processe ou não os documentos.
Poderá gerar ficheiros SEPA nas Cobranças Via Banco, nos Recebimentos de Clientes, na geração de Transferências Bancárias dos Pagamentos a Fornecedores, bem como, nos pagamentos de Recibos de Vencimento a Funcionários e a Outros Profissionais.
É necessário apenas identificar o Formato de Exportação do ficheiro e a Diretoria para onde deverá ser exportado o ficheiro SEPA, como poderá visualizar no exemplo da geração de Transferências Bancárias de Pagamentos a Fornecedores: